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Pink Jeans

E se precisasses de engordar ?

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Hoje em dia existe a ideia pré-concebida de que ser magra é o ideal. Então e para quem é muito magro e quer ganhar peso? Se te identificas com este problema, continua a ler!

São raras as mulheres que nunca disseram que estavam gordas, porque acham que tem uns quilinhos a mais que podiam perder, ou uma celulite que podia desaparecer. Mas, existem pessoas que têm o problema inverso, que não se sentem bem no corpo que têm por este ser demasiado magro. A verdade é que, embora muitas mulheres lutem diariamente para perder peso, ser muito magra pode não ser uma bênção, mas sim algo prejudicial para a saúde. Para as mulheres que são magras por natureza pode ser muito complicado engordar. Segundo a nutricionista Joana Santos (representante do Nutrición Center em Portugal), "a dificuldade para engordar pode estar relacionada com alterações hormonais, fatores genéticos, transtornos alimentares ou simplesmente com a constituição física e o seu metabolismo."

Engordar mas com saúde!

Aumentar de peso não e sinonimo de comer bolos e fast food em excesso. Existem vários cuidados a ter na escolha da alimentação e é necessário fazer opções saudáveis mesmo que esse não seja o caminho mais rápido para aumentar de peso. Se comeres muitos alimentos ricos em sal, açúcar e gorduras, prejudicas a tua saúde e estás a  contribuir para o aparecimento de esterias e celulite ( sim as mulheres magras também têm celulite). O melhor mesmo é ter uma dieta equilibrada cheia de vitaminas e que inclua de uma forma proporcional : sais minerais, hidratos de carbono, gorduras boas (aquelas que estão presentes nos peixes gordos como o salmão e a sardinha, nos frutos secos como o amendoim, as nozes e os cajus e ainda no abacate).

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Alimentos que te podem ajudar a engordar de uma forma saudável:                                   

  • Abacates
  • uvas
  • Salmão e atum
  • frutos secos
  • massa integral
  • queijo
  • muesli
  • feijão
  • pipocas
  • bananas
  • chocolate negro
  • barras de cereais
  • manteiga de amendoim
  • azeite
  • manteiga vegetal
  • nestum integral com mel
  • iogurtes gregos
  • pão integral ou de sementes
  • mel
  • aveia
  • bolachas digestive ou integrais

Inclui estes alimentos na tua dieta e vais notar resultados, porque para além de serem mais calóricos, são também, bastante saudáveis e nutritivos.

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Pequenas dicas:

  • Enriquece as tuas refeições com alimentos de elevado valor nutricional ( como por exemplo aqueles que referi anteriormente)
  • Nos 30 min após a prática de exercício físico, ingere uma proteína com hidratos de carbono de absorção rápida (  um ovo cozido, leite com chocolate ou iogurtes com fruta e cereais)
  • Reduz hábitos que acelerem o teu metabolismo como beber e fumar
  • Acompanha as refeições com um copo de sumo de fruta natural
  • Tenta beber água entre as refeições  não durante, pois pode diminuir o apetite
  • Evita fast food e refrigerantes
  • Tenta comer sempre sopa e fruta às refeições ( a sopa deve ser comida depois do segundo prato, se comeres antes deste, corres o risco de ficar sem apetite para comer o resto da refeição)
  • Bebe batidos nutritivos que tenham na sua receita aveia, super alimentos, frutas mais calóricas ou leite.
  • Come hidratos de carbono de manhã e ao jantar
  • Bebe água com sabores

É necessário comer pelo menos cinco a sete vezes por dia e praticar exercício físico de forma regular.

O exercício físico também é importante!

O exercício físico queima caloria é verdade, mas ajuda a ganhar massa muscular, o que proporciona o aumento de volume e o aumento de peso. Musculação como por exemplo os pesos, treinos de intensidade, aeróbica localizada ou aulas de Body Pump são boas opções de exercício físico para que quer aumentar a massa muscular.

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 Espero que estas dicas te sejam úteis e mesmo que no inicio não repares nos resultados continua a lutar até os alcançares ! Não desistas logo à primeira !

Beijinhos

Bea.Albu (PJ)

 

 

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