Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Pink Jeans

Na Universidade as Férias de Natal não existem

bia.PNG

Olá a todos!!!

Bem, estou oficialmente de férias (se é que se pode dizer que estou de férias). Agora devem estar a perguntar por que é que estou a dizer isto, porque não faz sentido. A razão é muito simples! Quando és estudante universitário as férias não existem! É uma verdade muito dolorosa! Se há uma coisa que eu aprendi com a entrada na universidade, foi o facto de a vida académica não ter nada a ver com a vida que tinha no secundário, é como se fossem dois mundos completamente diferentes.

Enquanto no secundário e ensino básico o ano letivo em três períodos, que se separam por pequenas interrupções letivas, as férias do natal ( entre o primeiro período e o segundo) e as férias da Páscoa (entre o segundo período e o terceiro) cada uma destas pequenas interrupções letivas tem cerca de duas semanas, e durante essas duas semanas não se faz nada de especial, apenas servem para descansar e estar com a família e amigos a celebrar o Natal, Ano Novo e mais tarde a Páscoa.

Nas férias do natal, normalmente, não fazia nada de jeito, os meus grandes hobies nessa altura eram ver televisão, filmes e clássicos de Natal da disney, fazer pipocas e bolachas de Natal, sair com os meus amigos, ir ao cinema com as minhas amigas ou com a minha irmã, também aproveitava para ir ao ginásio com mais frequência e passeava imenso com os meus pais. Estas eram as férias de Natal perfeitas, na altura conseguia fazer tudo aquilo que queria e não podia fazer durante a época de aulas e, ao mesmo tempo, recuperava baterias para o próximo período de escolar.

çç.jpg

 

Se ainda estão a frequentar o ensino básico ou o secundário, aproveitem enquanto podem, porque quando forem para a universidade, ou se não quiserem ir e preferirem começar a trabalhar, vão sentir muito a falta das vossas queridas férias do Natal. Eu vou-me concentrar mais na parte da faculdade pois, é a parte que percebo mais porque estou neste momento a vivê-la. Nem todas as faculdades são iguais, ou seja, nem todas partilham o mesmo sistema de divisão das interrupções létivas e dos métodos de avaliação.

Eu, por exemplo, sou aluna do IADE, acabei as aulas dia 20, (oficialmente era só dia 22 mas acabei mais cedo), o meu semestre só acaba em Janeiro (na faculdade os nossos "períodos" são semestres, ou seja, são  dois por ano letivo) como o meu semestre ainda não acabou, quando voltar à faculdade depois destes dias de férias, vou ter um teste, a entrega de um relatório e a entrega e apresentação de um trabalho final. Como devem calcular estas férias não vão ser como costumavam ser.

Mas ainda há pessoas com uma situação melhor ou pior que a minha, tenho amigas na Nova e no curso delas as férias começaram na sexta feira passada e  têm mais ou menos um mês até voltarem às aulas. Depois temos a situação de quem anda no ISEG ( onde está o meu namorado) e estes são obrigados a ir a exame a tudo, a partir do dia 4 de Janeiro vão a exame, independentemente do resultado que obtiveram nos testes intermédios.

Por isso pessoal que ainda está no liceu ou secundário não se queixem se o vosso professor mandou um pequeno trabalho escrito para fazerem nas férias. 

Como a minha situação não é das piores, tenho tentado ver o lado positivo, acho que se nos organizarmos bem há tempo para tudo, descansar, estudar e etc... ultimamente o sistema da listas tem resultado, enumero as atividades que tenho para fazer num certo dia de forma a tentar cumprir com a maioria dos meus objetivos.

Neste momento o melhor a fazer é aceitar que esta é uma fase diferente da nossa vida e tentar dar o nosso melhor para que no final o tempo que passamos a estudar para exames e testes valha a pena.

Espero que tenham gostado deste post!!! Foi um bocadinho diferente do habitual, já há algum tempo que queria falar sobre a minha experiência na universidade, como aluna do primeiro ano e sobre esta nova fase de adaptação que por vezes pode ser complicada e stressante. Estava a pensar fazer mais posts como este de vez em quando, o que acham?? Comentem e dêem a vossa opinião sobre as diferenças que encontraram entre a universidade e o secundário e como foi a vossa adaptação.

Pink Kisses e Boas Festas